sábado, 3 de março de 2012

FAMÍLIA: Como posso conversar com os meus pais?



Como posso conversar com meus pais?
"Fiz um grande esforço para contar a os meus pais como eu me sentia, mas não consegui me expressar direito – e eles nem me deixaram terminar. Foi tão difícil criar coragem para me abrir com eles, e acabou sendo um desastre
total!" – Rosa.
Quando você era mais novo, as primeiras pessoas que procurava para pedir conselhos provavelmente eram seus pais. Contava a eles qualquer novidade, grande ou pequena. Ficava à vontade para expressar seus pensamentos e sentimentos, e confiava no conselho deles.
Mas agora talvez ache que seus pais não entendem. "certa noite, durante o jantar, comecei a chorar e me abri com meus pais", conta uma jovem chamada Eliana. "Eles me ouviram, mas pareciam que não entediam." O que aconteceu depois? "Fui para o meu quarto e continuei chorando!"
Por outro lado, às vezes você prefira não se abrir com eles. "Converso com meus pais sobre varias coisas", diz um jovem chamado Christian. "Mas acho bom que às vezes eles não saibam tudo que estou pensando."
Será que errado guardar alguns pensamentos só para você? Não necessariamente – desde que você esteja enganando seus pais (Provérbios 3: 32) No entanto, quer seus pais pareçam entendê-lo quer você prefira não se abrir com eles, uma coisa é certa: você precisa conversar com eles – e eles precisam ouvir você.



Não desista de falar!
 De certa forma, falar com seus pais é como dirigir um carro. Você não desiste se encontrar um obstáculo na estrada, simplesmente muda o caminho. Veja dois exemplos.
OBSTACULO 1
Você precisa conversar, mas parece que seus pais não ouve. "Acho difícil com pai conversar com meu pai", diz uma garota chamada Lígia. "Às vezes, depois de eu ficar certo tempo contando algumas coisas, ele pergunta: 'Filha
você estava falando comigo?'"

PERGUNTA: E se Lígia realmente precisa conversar sobre um problema? Ela
tem pelo menos três opções. Vamos analisar as opções para ver qual seria o resultado de cada uma delas.




O pai se de Lígia está distraído e não percebe a frustração da filha. Então, se Lígia escolher a opção A, talvez não entenda por que ela esta gritando. Essa opção provavelmente não vai ajudar o pai de Lígia a prestar mais atenção, e ela estará sendo desrespeitosa com ele. (Efésios 6:2) De fato, essa opção não ajuda em nada.
Embora a opção B talvez seja a saída mais fácil, não e a mais sábia. Por quê? Porque "os planos fracassam por falta de conselho". (Provérbios 15: 22 Nova Versão Internacional) Para conseguir resolver seus problemas, Lígia precisa conversar com o pai; e ele precisa saber o que esta acontecendo na vida dela para poder ajuda-la. O silêncio não é bom para nenhum dos dois lados.
Mas, se escolher a opção C, Lígia não deixará que um obstáculo na estrada se transforme num beco sem saída. Assim, ela tenta conversar numa outra ocasião. E, se decidir escrever uma carta para o pai, pode ser que Lígia se sinta melhor em seguida. Escrever uma carta também pode ajuda-la a expressar exatamente o que ela quer dizer. Quando ler a carta, o pai estará como que ouvindo Lígia e descobrirá o que ela estava tentado lhe dizer. Isso poderá ajuda-lo a entender melhor o que esta incomodando sua filha. Assim, a opção C
é a melhor saída para Lígia e seu pai.

Pense, anote ou comente: que outras opções Lígia pode escolher? Tente pensar em uma. Daí pense qual provavelmente seria o resultado.
"nem sempre é fácil conversar com os pais. Mas, quando você se abre com eles, é como se tirasse um peso enorme das
costas." – Denise
OBSTACULO 2
Seus pais querem conversar, mas... você não. "Não há nada pior do que ser interrogada logo após uma dia difícil na escola", diz uma garota chamada Sara. "Tudo que eu quero é esquecer a escola, mas meus pais começam a me perguntar: 'como foi seu dia? Aconteceu alguma coisa? '" não há duvida de que a intenção dos pais é boa. Mesmo assim, ela lamenta: "É difícil falar da escola quando estou cansada e estressada."

PERGUNTA: O que Sara pode fazer nessa situação? Como no caso anterior, ela tem pelo menos três opções.


Mais uma vez, vamos analisar as opções para ver qual seria o resultado de cada uma delas.
Que opção você acha que Lígia deve escolher?


Sara chegou da escola estressada e sem vontade de conversar. Se você escolher a opção A, ela continuará estressada e ainda por cima se sentirá culpada por ter perdido a calma com os pais. – Provérbios 29: 11.
Ao mesmo, tempo os pais de Sara não vão gostar nem um pouco do seu ataque de nervos – ou do silêncio que se seguirá. Eles talvez achem que Sara está escondendo algo. Poderão até insistir para que ela fale, o que, é claro a deixará mais irritada. No fim das contas, essa opção não ajudará em nada.
A opção B é obviamente melhor que a opção A. afinal pelo menos Sara e seus pais estarão conversando. Mas, visto que a conversa não será espontânea, nem Sara nem seus pais conseguirão ter o que gostariam – uma conversa descontraída e franca.
Com a opção C, porém, Sara se sentirá melhor porque a conversa sobre a escola será adiada. Seus pais reconhecerão seu esforço de conversar e também ficarão felizes. Essa tem a maior probabilidade de dar certo porque os dois lados aplicarão o principio encontrado em Filipenses 2: 4, que diz: "Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros." – Bíblia na Linguagem de Hoje.
Evite linha cruzada
Lembre-se de que nem sempre o que você diz é o que seus pais entendem. Digamos que seus pais lhe perguntem por que você esta de mau humor. Você diz: "Não quero falar sobre isso." Mas o que seus pais entendem é: " Não confio em vocês para contar-lhes as coisas. Vou contar meus problemas para os meus amigos , não para vocês.
"As minhas palavras serão sinceras, vidas do coração." – Jó 33: 3, Bíblia
na Linguagem de Hoje.

Pense, anote ou comente:
imagine que você esteja enfrentando um problema difícil e seus pais lhe oferecem ajuda.

Se você disser: "Não se preocupem, posso cuidar disso sozinho."
Talvez eles entendam?....
Talvez fosse melhor que você dissesse?...
A conclusão que chegamos? Escolha bem as suas palavras e fale com um tom de voz respeitoso. (Colossenses 4: 6) Encare seus pais como amigos, não como inimigos. Uma coisa é certa: para lidar com os desafios que tem de enfrentar, você precisa do maior número possível de amigos.
SUJESTÃO
Se você difícil simplesmente sentar 
e conversar com seus pais sobre um problema,
fale sobre o assunto durante uma caminhada, 
um passeio de carro ou 
ao fazer compras juntos.
VOCE SABIA...
Assim como você talvez ache difícil falar
sobre assuntos sérios com seus pais, eles talvez 
não se sintam à vontade nem preparados ao tentar 
 conversar com você sobre esses mesmos assuntos.

Fonte: Os jovens perguntam respostas praticas vol. 1

 


 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário