quinta-feira, 22 de março de 2012

FAMÍLIA: Como posso conseguir mais liberdade?


Como posso conseguir mais liberdade?
"Gostaria que meus pais me deixassem sair sozinha de vez em quando." – Sara, 18 anos.
"Sempre pergunto a meus pais por que eles não confiam em mim quando quero sair com um grupo de amigos. Geralmente, eles respondem: 'Nós confiamos em você. Só não confiamos em seus amigos.'"- Cristina, 18 anos.

Você também quer mais liberdade, assim como Sara e Cristina? Para isso, você precisará ganhar a confiança de seus pais. Mas confiança é bem parecido a dinheiro – difícil de conseguir, fácil de perder e, não importa quanto se ganha, talvez nunca pareça ser o bastante. Eliana, de 16 anos, disse: "Sempre que quero sair, meus pais me bombardeiam com perguntas sobre aonde vou, quem irá comigo, o que vou fazer e a que hora vou voltar. Sei que eles são os meus pais, mas me irrito quando eles ficam me interrogando desse jeito!"
O que você pode fazer para que seus pais confiem mais em você e lhe deem mais liberdade? Antes de responder a essa pergunta, vamos ver por que a confiança é um assunto tão delicado, que gera atrito entre muitos pais e filhos.
A difícil fase da transição

A Bíblia reconhece que "o homem deixará seu pai e sua mãe". (Genesis 2: 24) É claro que o mesmo pode ser dito sobre a mulher. Um objetivo fundamental da adolescência é preparar você – para a vida adulta, quando estará pronto para sair de casa e talvez formar a sua própria família.
No entanto, a transição para a vida adulta não é igual porta pela qual você simplesmente passa quando atinge certa idade. É mais parecida com uma escada, que você sobe degrau por degrau durante toda a adolescência. É verdade que você e seus pais talvez tenham opiniões diferentes sobre quantos degraus você já subiu nessa escada. "Tenho 20 anos e ainda tenho um problema com meus pais!", disse Maria, que acha que seus pais não confiam nela quando o assunto é a escolha de amigos. "Meus pais acham que eu não conseguiria sair de uma situação ruim. Eu tentei lhes dizer que já sai de situações assim, mas isso não é o bastante para eles!"
Como mostra o comentário de Maria, o assunto da confiança pode ser a causa de muita tensão entre pais e filhos. É assim na sua família? Se for, como você pode ganhar mais confiança de seus pais? E, se você perdeu a confiança deles por ter agido de modo irresponsável, o que poderá fazer para corrigir a situação?

A difícil fase da transição 


Prove que merece confiança
"Quando converso com meus pais, falo francamente sobre meus problemas e preocupações. Acho que isso faz com que eles confiem em mim." - Diana
O apostolo Paulo disse a os cristãos do primeiro século: "Persisti em provar o que vos mesmos sois." (2 Coríntios ) É verdade que esse conselho não foi dado especialmente para os adolescentes. Mesmo assim, o princípio é válido. Na maioria dos casos, quanto mais confiável você se mostrar, mais liberdade lhe será dada. Não que você deva ser perfeito. Afinal errar é humano. (Eclesiastes 7: 20) Mas, de modo geral, será que seu comportamento dá motivos para que seus pais não confiem em você?
Por exemplo, Paulo escreveu: "Queremos comportar-nos honestamente em todas as coisas." (Hebreus 13: 18) Perguntando-se: 'Tenho sido honesto com meus pais quando digo aonde vou e o que faço?' Observe os comentários de alguns jovens que tiveram de fazer uma avaliação honesta de si mesmos sobre isso. Depois de ler o que eles dizem, responda as perguntas abaixo.
Laura: "Eu estava trocando e-mails secretamente com um menino de quem gostava. Meus pais descobriram e mandaram que eu parasse. Prometi que faria isso, mas não fiz. Isso continuou por um ano. Eu mandava e-mails, novamente meus pais descobriram; eu me desculpava e prometia que ia parar, mas ai fazia tudo de novo. A situação chegou a o ponto de meus pais não poderem mais confiar em mim para nada!"
Na sua opinião, por que os pais de Laura pararam de confiar nela?
Se você fosse os pais de Laura, o que teria feito e por que?
Como Laura poderia ter sido mais responsável depois que seus pais conversaram pela primeira vez com ela sobre o problema?
Suely: "Meus pais não confiavam em mim quando o assunto era meninos, mas agora entendo por que. Eu estava flertando com dois meninos que eram dois anos mais velhos do que eu. Além disso, conversava com eles por telefone horas a fio, E nas festinhas conversava praticamente só com eles. Meus pais tiraram meu telefone por um mês e não me deixavam ir a lugares onde aqueles meninos estariam."
Se você fosse os pais de Suely, o que teria feito e por que?
Na sua opinião, acha que os pais de Suely exageraram nas proibições que estabeleceram para ela? Em caso afirmativo por que?
O que Suely poderia ter feito para conquistar a confiança de seus pais?
Como conquistar a confiança?
Que dizer se, assim como os jovens mencionados, suas ações contribuíram para que seus pais não tenham em você? Mesmo que esse seja o caso, tenha certeza de que é possível a situação. Mas com?
À medida que criar um histórico de comportamento responsável, é provável que seus pais a ter mais confiança em você e lhe deem mais liberdade mais liberdade. Anete chegou a essa conclusão mais tarde. Ela disse: "Quando você é mais novo, não se dá conta da importância de ter confiança de outros. Hoje me sinto mais responsável e motivada a agir de modo a não perder a confiança de meus." Que lição aprendemos disso? Em vez de reclamar que seus pais não confiam em você, esforce-se para criar a reputação de alguém digno de confiança. Você provavelmente ganhará mais liberdade. Por exemplo, você é confiável nas situações alistadas abaixo?
Voltar para casa no horário combinado Ser pontual Concluir as tarefas domésticas Manter o quarto limpo Usar o telefone e o computador de modo equilibrado Cumprir o que prometer Sair da cama sem os pais ficarem insistindo Falar a verdade Admitir erros e pedir desculpas outro
Por que você não faz um esforço para provar que é confiável nas situações que ticou? Siga o conselho da Bíblia 'pôr de lado a velha personalidade que se conforma ao seu procedimento anterior.'(Efésios 4: 22) Que o seu "sim signifique. (Tiago 5: 12) 'Fale a verdade com o seu próximo.'(Efésios 4: 25) 'Em tudo seja obediente a seus pais.' (Colossenses 3; 20) Com o tempo, o seu progresso será notado pelos outros, incluindo seus pais. – 1 Timóteo 4: 15.
Mas e se você achar que, mesmo fazendo o seu máximo, seus pais não lhe dão a liberdade que você merece? Por que não conversa com eles sobre isso? Em vez de reclamar que eles precisam confiar mais em você, pergunte, de modo respeitoso, o que acham que você precisa fazer para ganhar a confiança deles. Explique claramente quais são seus alvos nesse respeito.
Não espere que seus pais cedam imediatamente. Sem duvida, eles vão querer ter certeza de que você cumprirá o que promete. Aproveite a oportunidade para provar que é confiável. Com o tempo, pode que ser que seus pais confiem mais em você e lhe deem mais liberdade. Foi isso o que aconteceu Suely, já mencionada. Ela diz: "É muito mais difícil conquistar confiança do que perde-la", e acrescenta, "a cada dia que passa estou conquistando a confiança dos meus pais, o que me deixa muito feliz!".
Você sabia...

Liberdade total não é sinal de amor dos pais, mas de negligencia.
Sugestão

Em vez de comparar as restrições que você tem hoje com a liberdade que seu irmão mais velho talvez tenha, compare as restrições que você tinha quando era mais novo com a liberdade que você tem agora.
"Não usem a liberdade como desculpa para fazer o que é mal." – 1 Pedro 2: 16,
Nova versão internacional.
Fonte: Os jovens perguntam respostas práticas vol. 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário